Notícias

Notícias

Fique por dentro das últimas notícias da Câmara Municipal de Sete Lagoas

Audiência Pública na Câmara debate instalação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Cursos foram definidos conforme demanda da região

Publicado em: 17/04/2025

Audiência Pública na Câmara debate instalação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro

A instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) em Sete Lagoas foi apresentada e discutida em Audiência Pública, proposta pelo vereador Caio Valace (PDT), realizada na segunda-feira, 14 de abril de 2025, no Plenário da Câmara Municipal.

O campus integra o maior projeto de expansão dos institutos federais no país, anunciado em março de 2024 pelo Governo Federal, dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A inclusão do município se deu após Pedido de Providência nº. 1046/2024, de autoria do vereador Caio Valace, solicitando ao prefeito na ocasião, a doação de uma área estratégica para construção da unidade. “Uma sociedade só se qualifica por meio da educação, e nós também somos responsáveis por promover esta educação. Acredito, portanto, que a vinda do IFTM para Sete Lagoas será um divisor de águas para nossa população, pois trará conhecimento e oportunidade de crescimento profissional e econômico para o trabalhador”, afirma Caio Valace.

A instalação se dará em ponto central de Sete Lagoas, no terreno situado ao lado do Restaurante Popular. Também foi apresentado o resultado da consulta pública promovida pelo instituto, acerca de quais cursos foram mais requisitados no município. Dentre os 12 cursos divulgados, os seis mais votados foram:


Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (912)

Técnico em Automação Industrial (863)

Técnico em Sistema de Energias Renováveis (722)

Técnico em Segurança do Trabalho (655)


As primeiras turmas estão previstas para início em fevereiro de 2026, com instalação a princípio de quatro turmas, duas para o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, e duas para Técnico em Automação Industrial. Gradativamente, a unidade terá sua ampliação à medida em que o quadro docente e técnico / administrativo da instituição for composto.

O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, explicou que os institutos foram criados em 2008 a partir de escolas técnicas e CEFETs que já existiam. Atualmente, forma uma rede que conta com 41 instituições federais de ensino e mais de 683 campus espalhados pelo Brasil. O IFTM conta, hoje, com 583 docentes, 95% deles mestres e doutores atuantes na educação profissional e tecnológica, mais de 548 servidores técnicos administrativos, espalhados em Uberaba, onde se encontra a reitoria, e nos campus de Uberlândia, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, polos em Ibiá, Coromandel e João Pinheiro no Noroeste de Minas.


Resultado da Consulta Pública

A Diretora de implantação do IFTM em Sete Lagoas, Renata Marques dos Santos apresentou os resultados da consulta pública realizada em Sete Lagoas. O período de realização da pesquisa se deu de 5 de fevereiro a 9 de março de 2025. AO todo, 1770 pessoas, com idades entre 13 e 55 anos, responderam ao questionário, sendo a maioria, 57,8% interessada na graduação.

Renata esclareceu que em questões abertas, a consulta pública recebeu sugestões de cursos voltadas à área da saúde, no entanto, este não é o perfil do instituto. A diretora destacou ainda que, após estabelecer o quadro docente em Sete Lagoas, os cursos de curta duração poderão abraçar áreas como cultura, artes e turismo, por serem cursos de curta duração e de acordo com a demanda.

Conforme a pesquisa, 91,5% dos entrevistados demonstraram interesse em participar também de algum curso de idioma, realizado pelo Centro de Idiomas (CENID). O Instituto oferece Inglês e Espanhol. Neste caso, qualquer pessoa da comunidade, com idade acima de 13 anos, pode participar.

A escolha da área central também é estratégica, conforme Renata Santos. “Uma preocupação que temos é o aluno de baixa renda. Então, se estamos em uma área mais central, conseguimos receber alunos de qualquer parte da cidade”. A diretora destacou que no local já existe uma área esportiva da antiga estação ferroviária, ao qual passará por melhorias para adequar às necessidades do instituto.

O autor do requerimento que gerou a Audiência Pública, vereador Caio Valace (PDT), presidiu a reunião que contou com as presenças do Reitor do IFTM, Marcelo Ponciano; a Diretora de implantação do IFTM em Sete Lagoas, Renata Marques dos Santos; o Superintendente Regional de Ensino, Cláudio Renato Souza Abreu; o Secretário Municipal de Educação de Sete Lagoas, Fernando Campos, a Vereadora Heloisa Fróis (NOVO); a Assessora do Deputado Federal Reginaldo Lopes, Bárbara Reis; o Presidente da FUMEP de Sete Lagoas, Matheus Gonçalves; o Diretor de Ensino do IFTM, Guilherme Borges; o Reitor da UFSJ, Renato da Silva Vieira; o Gerente da Unidade Senai de Sete Lagoas, Braz Andrade; a Diretora da Escola Técnica de Sete Lagoas, Stefânia Moura Lima, o Vereador Leôncio (PMN), o presidente do PT Sete Lagoas, Claudinei Dias, o presidente da Câmara Municipal de Prudente de Morais, Paulinho Professor e o Diretor do CAIC Renato Gomes.

A Audiência Pública na íntegra está disponível no YouTube oficial da Câmara Municipal de Sete Lagoas. Clique aqui e assista.